Untitled Document

CERIMÔNIAS

            Resumidamente falando, destaca-se três tipos de cerimônia no Japão.
A cerimônia da boneca, realizada todo dia 3 de março e consiste em as meninas colocarem suas bonecas (passadas geração após geração) na porta de suas casas para servir-lhes chá e fazer reverências dignas de imperadores ou qualquer personagem importante que seja.
A cerimônia dos mortos consiste em primeiramente fazer uma espécie de festa (que para nós seria estranha) porque os orientais acreditam que com tristeza o caminho do espírito é atrapalhado pois este começará a pensar nas pessoas que deixará no mundo e não conseguirá partir para outro plano. São colocadas nessa festa, pranchas com luzes acesas no espaço do lago para que ilumine o caminho do espírito.
E finalmente a cerimônia do chá que é feita toda de um ritual e movimentos com a xícara (chawan), cada um com um significado diferente, entre eles a paz, harmonia, etc... O ritual diz que tem de olhar para dentro de si mesmo e apreciar a natureza enquanto medita numa rústica casa de chá. Construiu-se então a sukiya zukuri para a própria cerimônia.

Área Restrita