Untitled Document

INSTRUMENTOS MUSICAIS

            Há muitos séculos os instrumentos musicais cantam o espírito do Japão e balançam o coração dos japoneses. Os instrumentos de sopro têm uma história de mais de mil anos; o primeiro instrumento de corda só viria a aparecer no século XVIII. Todos eles ajudam a definir o caráter da música japonesa, que evoluiu em harmonia com as artes dramáticas tradicionais.
De todos os instrumentos japoneses tradicionais, o shamisen [Fig. 7] é o mais famoso. Consiste numa armação de madeira coberta com uma pele de animal esticada. Retesadas entre a caixa e a extremidade do braço, as três cordas são dedilhadas com um plectro grande. Instrumento usado no Kabuki, Bunraku e em outros gêneros de artes dramáticas. Tem um comprimento de cerca de 1m e é adequado para muitos tipos de apresentações tradicionais porque pode produzir uma extensa gama de timbres.
Afirma-se que o shamisen é um instrumento baseado no sangen chinês, que foi introduzido no Japão por habitantes das ilhas de Ryukyu (atual Okinawa).
Há quase 20 tipos diferentes de shamisen, cada um com tom e timbre diferente. Os músicos escolhem o que é mais satisfatório para o gênero de música que vão executar. Às vezes o shamisen acompanha um narrador  que conta histórias em voz alta. Então o músico precisará de cordas grossas e um plectro grosso. O acompanhamento do Kabuki e as baladas curtas Kouta também requerem timbres diferentes, e o shamisen também foi modificado para eles.

Área Restrita