Untitled Document

VERBO

Na gramática japonesa tradicional, os verbos são usados com auxiliares (jodoushi). Assim, ikimashita é explicado como sendo o verbo iku (ir), mais os auxiliares –masu e –ta.
Semelhante aos verbos da língua portuguesa, os da língua japonesa são divididos em três classes, de acordo com a conjugação. São elas: conjugação dos verbos do tipo I, verbos do tipo II e verbos do tipo III.

Os verbos do tipo I, são os terminados em –u precedidos pelas letras K, S, T, N, M, G e B ou por uma vogal que não seja E, como por exemplo: kiku (ouvir), au (encontrar), odoroku (ser surpreendido). Quando se quiser conjugar este tipo de verbo, substitui-se o –u final por i e acrescenta o –masu ou –mashita, etc (Kikimasu, aimashita, odorokimasen deshita).

            Os verbos do tipo II, são os terminados em –ru, precedidos por e ou por i, tais como: ukeru (pegar), ireru (colocar), shimeru (fechar). Quando for conjugar, basta trocar o –ru final pela conjugação (ukemasen, iremasu, shimemashita).

            Os verbos do tipo III, são aqueles com final em –ru, mas que têm também a substituição por i diferente do que acontece com os do tipo II. Esses verbos (do tipo III) se dividem em duas classes: a da condição citada anteriormente, cujo são cinco: kudasaru (dar), ossharu (dizer), irassharu (estar, ir, vir), nasaru (fazer) e gozaru (ligação). E a outra classe que abrange os kuru (vir) e suru (fazer). A conjugação por exemplo, nesse caso, faz-se assim: kudasaimasu, orasshaimasen, irasshaimashita, nasaimasendeshita, gozaimashita, kimasu, shimashita.

            Verbo de Ligação

            É o famoso ser e estar da língua portuguesa. Ele (em japonês) se traduz por Desu e informalmente pode ser substituído por Da. Suas flexões ficam assim:

Estilo Formal

 

Passado

Presente

Futuro

 Afirmativo

DESHITA

DESU

DESHOU

 Negativo

DE WA ARIMASEN DESHITA

DE WA ARIMASEN

DE WA NAI DESHOU

Estilo Informal

 

Passado

Presente

Futuro

 Afirmativo

DATTA

DA

DAROU

 Negativo

JA NAKATTA

JA NAI

JA NAI DAROU

Área Restrita